Carlos Ferreirinha
Fundador Presidente da MCF Consultoria
É o mais importante formador de opinião sobre o Mercado e a Gestão do Luxo e Premium da América Latina.
São mais de 25 anos no gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, marketing, comunicação e inteligência estratégica, com posições executivas seniores em empresas como EDS e Louis Vuitton – grupo LVMH, onde foi CEO Brasil e diretor sênior da América Latina.
Paulo Tenório
CEO Trakto
Fundador e CEO da Trakto.io , uma plataforma para criação de materiais de marketing digital para pequenos negócios de todo o mundo, Paulo Tenório construiu uma sólida formação em Motion Design como autodidata. Apesar de jovem, acumula uma experiência de mais de 10 anos de mercado.
Já morou em diversos estados, como São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Maranhão e Rio de Janeiro, atuando como freelancer e com diversas produtoras, onde desenvolveu projetos de destaque. Além disso, residiu durante quatro anos nos Estados Unidos, período em que trabalhou em estúdios de Hollywood realizando projetos para clientes como FOX, NFL, Nicklodeon, Citroen, além de animações para aberturas de programas de TV nos EUA, filmes de curta metragem e palestras em Universidades americanas. Apaixonado por sua terra, voltou para Maceió, de onde continua fazendo trabalhos para todo o mundo.
O seu último feito foi criar a Trakto Marketing Show. Na sua terceira edição contou com a participação de mais de 3000 profissionais e empresas de todo o Brasil, movimentando mais de R$20 milhões em negócios.
Nelson Andreatta
CEO da Eats for You
Empreendedor | Publicitário | Especialista em Gestão de Marketing e Branding com atuação consolidada nas áreas de inovação e desenvolvimento de negócios.
São mais de 20 anos de experiência profissional. Fundou a QBrand, agência especializada em Branding, em 2004 e foi CEO por 14 anos.
Em 2017 fundou e assumiu a posição de CEO da Eats for You, StartUP de alto impacto social, que tem como objetivo revolucionar o sistema de produção, comercialização e logística de alimentação no mundo, ao gerar renda e saúde, conectando donas e donos de casa a pessoas que buscam refeições mais saudáveis, com economia e conveniência.
Fabio Ieger
CEO da Certus Software
Administrador, Empreendedor apaixonado e pai de duas filhas lindas. Já trabalhou em empresas como TECPAR e Votorantim Cimentos. Montou sua primeira startup em 2001 com exit em 2010. Depois de muitos altos e baixos, Faliu uma startup em 2012, atualmente é CEO e Fundador da Certus Software, com a missão de reduzir a mortalidade das pequenas indústrias.
Anderson Morais
Founder e CEO do Agenda Edu
Anderson Morais é empreendedor, evangelista de EdTech e advogado. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e entusiasta do ""Direito das Startups"", iniciou sua trajetória no empreendedorismo como designer e foi sócio-fundador de outras 2 empresas. Foi vencedor do prêmio Santander Universidades 2015 na categoria empreendedorismo concorrendo entre mais de 25 mil inscritos. É empreendedor apoiado na Rede de Empreendedores Fundação Lemann e pela Endeavor. Foi indicado como um 100 maiores influenciadores em EdTech do Mundo (2019-2020) de acordo com a EdTech Digest, publicação especializada do segmento.
É founder e CEO do Agenda Edu, startup líder no segmento de gestão de comunicação em ambientes educacionais, presente em mais de 2000 escolas no Brasil e atualmente atendendo a mais de 1,5 milhão de usuários. Em 2019 a Agenda Edu foi premiado como Startup do Ano, no Startup Awards, maior premiação de Startups da América Latina.
Instagram: @andersonmorais
Email:anderson@agendaedu.com
Linkedin: www.linkedin.com/in/moraisanderson/
Max Oliveira
CEO e Cofundador da MaxMilhas
Formado em Engenharia de Produção pela UFMG, o empreendedor já passou por empresas como Vale e Ambev. A partir de uma experiência pessoal, percebeu uma oportunidade para revolucionar o mercado aéreo. Hoje, com sete anos de estrada, a MaxMilhas superou a marca de 6 milhões de passagens aéreas vendidas desde a sua criação e cresce exponencialmente ano a ano com recursos próprios, sendo um dos maiores cases de bootstrapping do país. Nas horas vagas, Max continua sonhando, claro. Compositor inspirado, coloca nas suas composições a dor e a delícia de ser empreendedor.
Wilson Brumer
Presidente do Conselho IBRAM
Nascido em setembro de 1948, Wilson Nélio Brumer, formou-se em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis – FUMEC – Belo Horizonte – MG, em 1975.
Iniciou sua carreira profissional no setor financeiro da Vale em 1976, passando pelos cargos de CFO, CEO e chegando a Vice-Presidente do Conselho de Administração do ano de 1990 a 1992. Posteriormente, liderou o período pós privatização da Acesita até 1998, atuando como CEO e Vice-Presidente do Conselho de Administração. E seguiu sua carreira na BHP Billiton como Presidente do Conselho de Administração no Brasil, até meados de 2002.
A partir de 2003, inseriu-se no Governo do Estado de Minas Gerais desempenhando cargos de grande importância no BDMG, INDI, CEMIG, CODEMIG e Secretário de Desenvolvimento Econômico, até o ano de 2007.
Em 2008, assumiu a Presidência do Conselho de Administração da USIMINAS e em sequência a Presidência Executiva da Empresa até 2011.
Atualmente é Vice-Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, Consul Honorário do Japão em Belo Horizonte, Gestor da B&P Consultoria LTDA, Presidente do Conselho Diretor da IBRAM, Presidente Executivo e Presidente do Conselho da Mover S/A.
Flávio Penido
Presidente Executivo IBRAM
Engenheiro de Minas pela UFMG/1970 - Pós-graduado em Engenharia Econômica.
Diversos cursos de extensão no Brasil e exterior.
Profissional de Investimento Certificado (CNPI) – MG-4310
Inglês fluente.
Iniciou sua carreira na Fábrica de Cimento Alvorada em Cantagalo – RJ em
Dezembro/1970.
Transferiu-se para a Minerações Brasileiras Reunidas S. A. - MBR em Outubro/1972
quando do início das operações da Mina de Águas Claras. Ocupou diversos cargos na
empresa e no Grupo Caemi. Deixou a empresa em 1992 quando exercia o cargo de Diretor
de Desenvolvimento da MBR.
Foi Diretor Presidente da Vanádio de Maracás, associação da CAEMI e Odebrecht.
Foi Diretor da Companhia Mineradora de Minas Gerais (hoje CODEMIG) durante o
governo de Eduardo Azeredo.
Desde 1994 é fundador e sócio diretor da empresa OPEN Brasil & Associates cujas
principais atividades são apoio às empresas de mineração em suas diversas disciplinas, a
viabilização de negócios na área de mineração, fusões e aquisições especialmente em apoio
à grandes grupos de mineração estrangeiros.
A OPEN Brasil & Associates tem atuado na formatação e negociação de transferência
acionária de diversas empresas de mineração ocorridas nos últimos anos no Brasil.
É o atual (a partir de Julho/2019) Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração –
IBRAM.
Gabriel Senra
Founder e CEO da Linte
Gabriel Senra é advogado, especialista em gestão pela FDC - Fundação Dom Cabral, e depois de atuar em escritórios e empresas, fundou a Linte, startup cujo propósito é desburocratizar as empresas por meio de softwares de automação e colaboração que aproximam o jurídico das demais áreas de negócios. A Linte recebeu investimentos de fundos globais e hoje atende clientes em 6 países.
Guilherme Paulus
Sócio-fundador da CVC e Chairman do Grupo GJP
De espírito empreendedor, Guilherme Paulus é o principal empresário do setor de Turismo no Brasil. Fundador da CVC, uma das maiores operadoras de viagens no mundo, com mais de 1.400 lojas em todo o país, e do Grupo GJP, que controla 10 hotéis próprios no país, o empresário comanda hoje outros negócios no setor, como a GJP Construtora e Incorporadora, responsável por condomínios de alto padrão e hotéis/boutique, a exemplo do Castelo Saint Andrews, único exclusive house do Brasil. Também é membro do Conselho Nacional do Turismo, por indicação da Presidência da República, 1º vice-presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau, vice-presidente de relações institucionais da ABAV Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e presidente do Conselho Deliberativo do Visit Iguassu.
Isaac Azar
Sócio-fundador da rede de restaurantes Paris 6
O empresário paulistano Isaac Azar é sócio-fundador da rede de restaurantes Paris 6, criada em São Paulo, em 2006, e presente em mais de 10 cidades brasileiras.
Formado em Administração de Empresas pela Faap, iniciou no mercado como vendedor de automóveis na concessionária da família, mas a paixão pela culinária e pelo mundo de azeites fez com que investisse na gastronomia. É o primeiro assaggiatore (especialista em degustação de azeites) brasileiro formado pela associação nacional de provador profissional de azeites da Unione Italiana delle Camere di Commercio, situada na Riviera Italiana.
Azar é um dos poucos pesquisadores no mundo a ter realizado a milenar rota do azeite, visitando produtores e provando mais de mil azeites diferentes ao longo da Europa, Oriente Médio e Norte da África, além do ""novo mundo do azeite"", Estados Unidos, Chile e Argentina.
Atualmente o Paris 6 conta com 17 restaurantes – São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cuiabá, Goiânia e Brasília-, além de seis unidades do Paris 6 Petit, segundo modelo de operação da marca criado em 2019, no estilo café, com menu exclusivo e seleção das sobremesas mais vendidas pela marca. A novidade está presente em São Paulo, Campo Grande, Santo André, Barueri e no embarque enternacional do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Dr. Henrique Salvador
Diretor Presidente da Rede Mater Dei de Saúde
Diretor Presidente da Rede Mater Dei de Saúde - Belo Horizonte; Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia; Ex- Vice presidente da Sociedade Mundial de Mastologia; Professor Livre Docente de Ginecologia pela Fundação Dom André Arcoverde-RJ; Ex-presidente da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados); Membro titular da Academia Mineira de Medicina; Membro do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral; Membro do Conselho de Administração da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados)
Heber Campos
Professor de Teologia Sistemática e Escritor
Nome: Heber Carlos de Campos Júnior
Profissão: Pastor Presbiteriano e Professor de Teologia em nível de graduação (Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição) e pós-graduação (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Coordenador do Jonathan Edwards Center-Brazil em parceria com a Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América.
Experiência profissional prévia: Além de pastor e professor, já atuou como capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Formação: Graduado em teologia, com mestrado em teologia histórica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, e doutorado em teologia histórica pelo Calvin Theological Seminary, nos Estados Unidos da América.
Publicação: Tem quatro livros publicados no Brasil e no exterior, sendo o último dele intitulado Amando a Deus no Mundo: por uma cosmovisão reformada (Editora Fiel, 2019).
Euler Fuad Nejm
Presidente do Grupo Super Nosso
Euler é empresário desde os 15 anos, quando foi emancipado pelo pai e passou a ser sócio de estabelecimento Atacadista do Canal Alimentar. Euler Fuad Nejm hoje é um empreendedor que preside o Grupo Super Nosso – um conglomerado que emprega mais de 8 mil colaboradores diretos e compreende os supermercados Super Nosso, Apoio Mineiro (atacado de autosserviço), a distribuidora Decminas e a Raro Indústria de Alimentos Ltda.
Euler também é vice-presidente da AMIS (As v v v vvv v sociação Mineira de Supermercados), vice-presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), conselheiro consultivo da Fundação CDL, sócio-conselheiro da Associação DecBrasil e sócio-conselheiro da Rede Brasil de Supermercados, que ocupa a 4ª posição no ranking de supermercados no Brasil e Conselheiro AC Ceasa. O empresário é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Puc Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e especialização em Finanças pela Fundação Dom Cabral. Cursos de aperfeiçoamento e tendências do varejo nas universidades: Harvad (EUA) em 2011, Stanford (EUA) em 2012, Oxford (UK) em 2013, Sorbonne (França) em 2014, University Club of Chicago (EUA) 2015, Berlim (Alemanha) em 2016, Lisboa (Portugal) 2017, Universidade de Chicago (EUA) 2017.
José Isaac Peres
Sócio-Fundador e Presidente Multiplan
Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário e de shopping centers, o
empresário José Isaac Peres é sócio-fundador e presidente da Multiplan. A empresa
é pioneira do setor de shopping centers no Brasil, reconhecida como a de melhor
atendimento ao consumidor e também atua de forma ampla no mercado imobiliário.
Economista formado pela Faculdade Nacional de Economia (atual UFRJ), recebeu o
título de Comendador da Ordem do Rio Branco, de Doutor Honoris-Causa em
Empreendedorismo pela Universidade da Cidade e de Oficial da Ordem do Mérito
Judiciário do Trabalho. Peres contribuiu para impulsionar a indústria imobiliária
através de sua empresa Veplan Imobiliária, fundada em 1963 e que, até 1974,
construiu centenas de importantes projetos no país. Posteriormente, com a fusão da
Cordeiro Guerra, criou a Veplan Residência, também responsável pela construção do
shopping Ibirapuera, um dos primeiros shoppings do país.
Em 1975, fundou a Multiplan, dando grande impulso à indústria de shopping center no
país, sempre inovando e apostando em áreas distantes dos centros urbanos que
depois viriam a se tornar novos polos de desenvolvimento e áreas imobiliárias de alto
valor econômico. Sempre focado em antecipar as necessidades dos seus
consumidores, foi o primeiro a construir cinemas dentro dos empreendimentos, assim
como parque de diversões e a montar exposições culturais gratuitas.
É também pioneiro na execução de projetos multiuso, construindo, no entorno de seus
shoppings, centros comerciais, prédios residenciais, centros médicos e hotéis. Em
2015, em uma pesquisa da revista Institutional Investor com investidores e analistas,
foi eleito o melhor CEO de companhias imobiliárias na América Latina.
Realizou no exterior, a construção de importantes projetos imobiliários em Miami e foi
pioneiro na construção do primeiro shopping center em Portugal, o CascaiShopping,
na cidade de Cascais, em associação com o grupo Sonae.
A Multiplan detém atualmente 19 shoppings, que somam uma área bruta locável de
834.615 m2
, mais de 5.800 lojas e têm tráfego anual de aproximadamente 190 milhões
de consumidores. Administra empreendimentos corporativos com área locável de 88
mil m², com destaque para o Morumbi Corporate, um empreendimento corporativo
triple A, localizado em São Paulo.
Peres comparece diariamente à companhia e costuma fazer visitas surpresas aos
seus shoppings, até mesmo em fins de semana. Tudo para acompanhar de perto o
exigente padrão de qualidade que impõe a seus empreendimentos. E para quem lhe
pergunta o segredo do sucesso, Peres tem uma simples resposta que o acompanha
desde os primeiros anos de trabalho: “Fazer bem feito”.
Mila Costa
Diretora Geral ARM-BH
Doutora (2018), Mestre (2012) e Bacharel (2009) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2005) e Especialista em Direito Público e em Direito do Trabalho (2009). Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte - Agência RMBH (2019) e Consultora Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG (2015) na área ambiental, além de Advogada especialista em Direito Urbanístico e Administrativo, com ênfase em planejamento urbano, direitos de propriedade imobiliária e patrimônio cultural. Tem experiência em administração pública e gestão governamental. No Governo de Minas Gerais, atuou na Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais como Coordenadora do Núcleo de Apoio às Relações com os Poderes do Estado e Órgãos Essenciais à Justiça e Conselheira do Conselho de Política Cultural do Estado - Consec (2011/2014). Professora, pesquisadora, parecerista das Revistas de Direito Público e de Direito da Cidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Organizadora e autora de livros especializados e artigos em diversas publicações técnicas, com destaque para as obras de sua coordenação/autoria: O Poder Legislativo no Desenho Institucional da Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil (Letramento, 2019); Estado e Propriedade (coordenação conjunta) (Fórum, 2015); Justiça do Século XXI (coordenação conjunta) (LTr, 2014).
Dr Ivan Rollemberg
Dermatologista
Dr Ivan Rollemberg é formado pela Faculdade Estadual de São José do
Rio Preto. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A medicina parece ser uma tradição da família Rollemberg. Desde 1886,
quando D. Pedro II entregava o diploma de médico à primeira geração -
de cinco gerações - iniciando assim a historia familiar. A paixão pela
medicina veio então do seu tataravô, oftalmologista, e todas as outras
gerações que seguiram fizeram a mesma opção. Devido o amor dos estudos
desde criança, Ivan Rollemberg Neto, o mais novo entre eles, optou
pela dermatologia. Recém-formado, aos 17 anos, o jovem entrava na
faculdade estadual de São José do Rio Preto, cursando medicina com
especialização em dermatologia, assim fugindo da tradição familiar.
Com a especialização, por mais de 10.000 horas, se tornou Membro da
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Passou pelo Exército como
tenente médico e também como médico da saúde da família. No mesmo ano
começou a atender em consultórios nas cidades de São José do Rio
Preto, São Paulo e Rio de Janeiro. Na sua conduta profissional faz
questão, independente da cidade, integrar trabalhos filantrópicos e
voluntários doando seu talento à populações vulneráveis e com poucas
condições financeiras.
Ronaldo Tenório
CEO da Hand Talk
Publicitário e especializado em comunicação estratégica, co-fundador e CEO da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, que teve seu aplicativo eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Foi eleito pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do Brasil e pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.
Paulo Antonio Spencer Uebel
Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia
Paulo Antonio Spencer Uebel foi CEO da Webforce Venture Capital. Anteriormente, foi Secretário Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2017-2018), CEO da WeWork Brasil (2015-2016) e CEO Global do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais (2013 a 2015). Foi, também, diretor-executivo do Instituto Millenium (2008 a 2011), uma organização sem fins lucrativos que promove a democracia, a economia de mercado, o estado de direito e a liberdade. Foi Diretor-Geral do LIDE SUL – Capítulo Sul do Grupo de Líderes Empresariais (2009 a 2010), nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Antes disso, Paulo atuou como advogado tributarista, no setor privado, por cinco anos. Ele também foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais – IEE (2005 a 2006), conselheiro da FIERGS (2006 a 2007) e diretor da FEDERASUL (2006 a 2007). Paulo é bacharel em ciências jurídicas e sociais pela PUCRS, especialista em direito tributário, financeiro e econômico pela UFRGS e especialista em liderança global pela Georgetown University. Possui mestrado em administração pública pela Columbia University, em Nova York, onde trabalhou como pesquisador no Instituto de Estudos Latino-Americanos e no Centro Lemann de Estudos Brasileiros. É fellow da Fundação Lemann, Instituto Ling, do programa Person of the Year da BrazilianAmerican Chamber of Commerce, de Nova York, e do Latin American Board, da Georgetown University, em Washington DC. Atualmente, é Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia da República Federativa do Brasil.
Samuel Flam
Diretor-Presidente da Unimed-BH
Graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG em 1978 e Especialista em Cardiologia e em Clínica Médica pelas respectivas sociedades, Samuel Flam atua em consultório desde 1980, quando passou a integrar o corpo clínico do Hospital João XXIII como intensivista. É hemodinamicista do Hospital das Clínicas da UFMG desde 1984. Sua experiência em gestão de cooperativas se iniciou à frente da Diretoria Financeira da HCCoop, (1996 a 2004). Foi conselheiro de Administração da Unimed-BH de 2002 a 2006 e Presidente da Credicom por dois mandatos, de 2005 a 2013. Em 2012, Samuel Flam foi eleito diretor Financeiro e Comercial da Cecremge e, desde 2013, integra o Conselho de Administração da Ocemg. É diretor- presidente da Unimed-BH desde 2014 e, em 2018, foi reeleito para mais um mandato.
Ana Maria Soares Valentini
Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Mineira de Capitólio, no Sudoeste de Minas, Ana Maria Soares Valentini está à frente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), e é a primeira mulher a ocupar a pasta na história do governo do estado.
Engenheira florestal e produtora rural em Bonfinópolis (MG), Ana tem especializações em Administração Rural e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas. Já presidiu a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor).
Participa, desde 1987, do Prodecer - Programa de Desenvolvimento do Cerrado, que contou com o apoio do governo japonês para ampliar as áreas agricultáveis de soja no Brasil. Entre seus trabalhos como engenheira florestal, integrou o projeto na Amazônia ""Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais"", coordenado pela fundação WWF (World Wide Fund for Nature), ONG internacional que atua nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental.
Em junho de 2019, foi speaker do Fórum Internacional ‘10 Mulheres que Você Precisa Ouvir’, promovido pela Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Roberto Simões
Presidente da FAEMG
Nascido em Paraopeba, é produtor rural, engenheiro agrônomo e mestre em Economia Rural (UFV). Atua na Faemg desde 1978 e preside a entidade desde 2005. É também vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
| Trajetória - Iniciou a carreira em 1966, na Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, como diretor-geral do Centro de Estudos Rurais. Em 1978 chefiou o Departamento de Estudos Econômicos da Faemg e, em 1990, assumiu uma diretoria na entidade. Em 1994, também assumiu a Superintendência do Senar Minas, que iniciava seus trabalhos no Estado. Essa atuação lhe rendeu o apoio da classe rural para se eleger presidente da Faemg, em 2005.
Sofia Bauer
Médica Psiquiatra
Sofia Bauer - médica psiquiatra formada pela UFMG 1983. Especialização em Psicologia Positiva com Dr. Tal Ben-Shahar, EUA. Especialização em técnicas meditativas no Centro Chopra com Deepak Chopra, CA EUA. Especialização em Mindfulness com Jon Kabat-Zinn, NY - EUA. Especialização em Hipnoterapia na Fundação Milton Erickson, AZ- EUA. Ministra cursos de Especialização em Psicologia Positiva, Hipnose e Meditação pelo Centro Sofia Bauer. Autora de livros na área.
Marcelo Fernandes
Grupo Gastronomia MF
Marcelo Fernandes começou a trabalhar com 15 anos, no escritório de contabilidade de seu pai, realizando tarefas de office-boy. Após um período, resolveu deixá-lo para ir trabalhar no banco Bamerindus. No banco, Marcelo teve a felicidade de ser promovido para assistente de gerente, onde absorveu grande conhecimento na área.
Alguns anos depois, decidiu seguir novos caminhos na área de higiene e descartáveis e, a partir dali, constituiu uma empresa familiar de distribuição desses produtos. A empresa estava crescendo, porém, após perder a representação de uma multinacional, decidiu propor uma fusão com uma empresa concorrente.
Foi em 1999 que o restaurateur Marcelo Fernandes iniciou o seu primeiro empreendimento no ramo da Gastronomia, o restaurante D.O.M. Após cinco anos, Marcelo retomou a empresa de higiene, limpeza e descartáveis, no qual iria muito bem até o galpão onde eram guardados o estoque pegar fogo. Com isso, Marcelo precisou vender a sua participação no D.O.M. para pagar o prejuízo.
Após um período longe do ramo gastronômico, o restaurateur decidiu voltar aos negócios de restaurantes. Em 2005, em parceria com Steven Kerlo, Marcelo trouxe para São Paulo uma nova proposta, a Mercearia do Francês: um local com o espírito descontraído dos bistrôs parisienses com gastronomia franco-brasileira. A experiência da Mercearia do Francês fez com que ele almejasse um novo estabelecimento: o Kinoshita, que é eleito, por diversos guias, como o melhor restaurante japonês da cidade e mantém uma estrela no Guia Michelin há cinco anos.
Após a solidificação da Mercearia do Francês e os prêmios do Kinoshita, Marcelo viu que esta seria a área que deveria seguir e deu origem a mais empreendimentos gastronômicos em São Paulo, com iniciativas diversas, tais como o Attimo Per Quattro, a Panetteria Attimino e a Hamburgueria Tradi.
Atualmente, o Grupo Gastronomia MF conta com uma grande família de colaboradores, unidos em um único propósito: levar uma experiência gastronômica única e exclusiva a todos os clientes.
Wilfred Theodoor Bruijn
Presidente da Anglo American no Brasil
Wilfred Theodoor Bruijn – Em seu cargo de presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn (Bill) conduz negócios de níquel e minério de ferro (Minas-Rio). Ele tem mais de 25 anos de experiência no ramo da mineração. Antes de ingressar na Anglo American, foi o principal executivo da Mineração Usiminas, uma joint venture no Brasil entre a Usiminas e a Sumitomo. Formado em matemática, Bill começou a carreira no mercado financeiro. Sua primeira experiência com o setor mineral foi em 1992, quando ingressou na Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), que se tornou subsidiária da Vale posteriormente. Lá, iniciou no posto de gerente financeiro e passou pelas áreas comercial, de programação, diretoria administrativa e financeira, de recursos humanos e de implantação de projetos de ferrosos. Bill ocupou ainda uma cadeira no Conselho de Administração da MRS Logística, por quase 10 anos. Hoje atua também como cônsul honorário dos Países Baixos em MG.
Mário Campos
Presidente da SIAMIG
Mário Ferreira Campos Filho é economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Finanças pelo IBMEC e Relações Governamentais pela FGV de Brasília.
Entrou na Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG – em 2003, depois assumiu a função de Superintendente, Secretário Executivo e atualmente exerce a presidência da SIAMIG e dos Sindicatos da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Minas Gerais.
Mário Campos representa os 36 Associados da SIAMIG, produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade.
Um dos maiores destaques da sua gestão foi o trabalho realizado para a redução do ICMS do etanol hidratado em Minas Gerais, de 19% para 14%, atualmente em 16%, possibilitando a ampliação do consumo do combustível limpo e renovável no estado.
O setor em Minas Gerais trabalha com avançados processos tecnológicos e sustentáveis, o que já lhe rendeu o “Prêmio de Sustentabilidade 2015” da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e “Melhor Parceiro Ambiental” junto ao Prêmio Hugo Werneck de Amor à Natureza, do Grupo Ecológico, principal premiação ambiental do país, em 2016.
Em 2015, Mário Campos recebeu também o troféu de Líder do Ano, no Prêmio MasterCana Centro-Sul, principal premiação do setor sucroenergético nacional, e a Ordem do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Participa de todos os fóruns de discussão do setor como do Fórum Nacional Sucroenergético e faz parte das Câmaras Setoriais do Açúcar, do Álcool e de Logística do Ministério da Agricultura e Abastecimento.
Mário Campos também é presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias de Minas Gerais (CEMA) e vice-presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG). Além de membro do Conselho Temático da Agroindústria e do Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) - COAGRO / COEMA.
Marcos Andrade
Médico Cardiologista do Hospital Mater Dei, Diretor Médico do Hospital Vera Cruz e Diretor Presidente da Clínica Marcos Andrade
Marcos Almeida Magalhães Andrade Junior é médico, formado pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1971.
Tem título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Conselho Federal de Medicina.
É médico cardiologista do Hospital Mater Dei, diretor médico do Hospital Vera Cruz e diretor presidente da Clínica Marcos Andrade.
Antônio Anastasia
Senador
Antonio Augusto Junho Anastasia nasceu em Belo Horizonte em 9 de maio de 1961. É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve o título de Mestre e é professor licenciado de Direito Administrativo.
Servidor de carreira da Fundação João Pinheiro, desde 1985, exerceu, no ano de 1989, as funções de Assessor do Relator da IV Assembleia Constituinte do Estado de Minas Gerais.
Exerceu, no Governo de Minas, entre os anos de 1991 e 1994, os cargos de Secretário Adjunto de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Secretário de Estado de Cultura, Secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração e de Presidente da Fundação João Pinheiro.
Na esfera federal, entre os anos de 1995 a 2001, foi Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça.
Formulador e coordenador do conhecido Programa Choque de Gestão, no Governo de Minas, entre 2003 e 2006, exerceu os cargos de Secretário de Estado de Planejamento e Gestão e de Secretário de Estado de Defesa Social.
Eleito Vice-Governador, em 2006, tomou posse como Governador em 30 de março de 2010.
Reeleito Governador em outubro de 2010, exerceu o cargo até abril de 2014.
Em outubro de 2014, foi eleito Senador pelo Estado de Minas Gerais com mais de 5 milhões de votos para mandato que vai até fevereiro de 2023.
É hoje Vice-presidente do Senado Federal do Brasil; autor e relator de mais de 300 matérias, especialmente nas áreas da gestão pública, segurança jurídica, desburocratização, segurança pública e combate à corrupção e à ineficiência; membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). É um dos principais defensores de um novo Pacto Federativo que dê mais autonomia e recursos para que Estados e municípios possam enfrentar seus desafios, com a oferta de serviços públicos de melhor qualidade.
Um dos parlamentares mais respeitados e atuantes do Brasil, Anastasia tem sido destacado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar há 5 anos seguidos, desde que chegou ao Senado, como um dos “Cabeças do Congresso Nacional”. Escolhido pelo portal “Ranking dos políticos” como um dos três melhores Senadores da República, recebeu do Observatório Político da Confederação Nacional dos Municípios o prêmio de Parlamentar Municipalista.
Maria Eulália Araújo
Co-Fundadora e Diretora de Operações do Comida di Buteco
Formação Acadêmica
Formação em Relações Públicas pela PUC-MG
MBA Executivo em Marketing pela ESPM – Rio
Especialização em História da Cultura e da Arte pela UFMG
Formação Profissional ( mini-currículum )
Cinemas Usina Liberdade / Gestão Geral e Marketing
Rádio Geraes FM / Diretora Comercial
Comida di Buteco Produções / Co-Fundadora e Diretora de Operações
Atuou por oito anos na extinta Rádio Gerais FM, de lá saindo para abrir a Comida di Buteco Produções, que realiza o Concurso Comida di Buteco desde 2004.
Na Comida di Buteco Produções já esteve à frente da Comunicação, Novos Negócios e atualmente coordena o Concurso em 11 das 21 cidades onde acontece como Diretora de Operações.
Experiência essencial na área de marketing e operações.
Camilo de Lelis Farace
Vice-Presidente da AngloGold Ashanti Brasil
Camilo de Lelis Farace é vice-presidente da AngloGold Ashanti Brasil. Administrador de Empresas, com especialização em Gestão Avançada (Insead/FDC), Skills Tolls and Management (Kellog School/FDC, Gerenciamento e Desenvolvimento (Universidade de Cape Town) e MBA em Finanças (IBMEC). Está na AngloGold Ashanti há 30 anos, tendo exercido em sua carreira executiva posições estratégicas nas áreas de gestão, finanças e operação em diferentes unidades do grupo no Brasil. É membro do Conselho Diretor do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Conselho da UHE Igarapava.
Alysson Paolinelli
Ex Ministro da Agricultura e Presidente Executivo da ABRAMILHO
Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se universidade federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, a convite do governador Rondon Pacheco, e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Paolinelli implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico. Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira; - Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais,- Deputado constituinte - Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) - Voltou a ser secretário de Agricultura no governo Hélio Garcia e permaneceu no cargo até 1978. Em 2006 foi também agraciado com o World Food Prize, premio que equivale ao Nobel da Alimentação. Hoje exerce o cargo de Presidente Executivo da ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).
Dr. Victor Sorrentino
Médico, palestrante e escritor
Mestrando em Gerontologia
Self & Professional Coach pelo Instituto IBC
Especialização em Endocrinologia em andamento
Especialização em Saúde do Idoso: Gestão e Assistência em Gerontologia
Especialização em Nutriendocrinologia Funcional Prevenção & Tratamento de Doenças
Relacionadas à Idade
Autor do Livro: Segredos para uma Vida Longa
Especialização em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável
Pós-graduação em Nutrologia
Especialização em Cirurgia Geral
Especialização em Cirurgia Plástica e Reconstrução da Mama
Diretor da SOBRAF
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Membro do Functional Medicine Institute
Graduação em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
Mariana Vasconcelos
Co-fundadora e CEO da Agrosmart
Mariana Vasconcelos, nascida em Itajubá-MG, filha de agricultores, é co-fundadora e CEO da Agrosmart, empresa considerada Pioneira Tecnológica pelo Fórum Econômico Mundial.
A jovem é formada em Administração, voltada para a inovação, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Negócios pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP (Universidade de São Paulo); pela University of California, Los Angeles (UCLA) e Singularity University. Mariana Vasconcelos foi eleita pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT como uma das jovens mais inovadoras do mundo com menos de 35 anos, além de Forbes under 30 e eleita uma das 100 mais criativas pela Fast Company. É embaixadora global do Thought for Food; expert em agricultura digital, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio pela Revista Dinheiro Rural.
Sergio Leite
Diretor-Presidente da Usiminas
Sergio Leite de Andrade é Diretor-Presidente da Usiminas desde 2016, com mais de 40 anos de carreira na Companhia. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Atualmente, é Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do qual é membro desde 2008, é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), da qual também foi diretor por dois mandatos (1993 e 1998/1999) e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017).
Rubens Lessa
Empresário, Fundador e Presidente do Grupo Saritur
Rubens Lessa além de fundador do Grupo Saritur, é presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM), presidente do Conselho Regional de Minas Gerais do SEST SENAT e diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT)
Gabriel Azevedo
Vereador em Belo Horizonte
Gabriel Sousa Marques de Azevedo nasceu em 12 de março de 1986, em Belo Horizonte. Formouse em Direito, com mestrado em Direito Constitucional. Também é professor e bacharel em
publicidade e jornalismo.
Foi subsecretário da juventude do governo de Minas Gerais na gestão Antonio Anastasia.. É advisor
da Jusbrasil, diretor de formação política e professor do RenovaBR e vereador em Belo Horizonte
(MG), eleito em 2016.
Tem pautado o exercício de seu mandato legislativo pela independência, transparência e defesa do
interesse público.
Luciano Moreira de Oliveira
Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais
Luciano Moreira de Oliveira
Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde.
Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra, Portugal
Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais
Especialista em Direito Sanitário pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
Pedro Ivo
Ceo PhishX
CEO da PhishX, startup que está ajudando a levar bons hábitos de segurança digital para pessoas, empresas e demais organizações.
Didio Mendes
Produtor de Eventos
O publicitário e produtor de eventos, @didiomendes, CEO da @itsshooowtime, atua no mercado do entretenimento de Belo Horizonte a mais de 25 anos. sendo responsável por diversas casas noturnas e eventos que marcaram época na cidade.
Cristiano Carneiro
Diretor da Nenety Eventos
Formado em Administração de Empresas, Cristiano Carneiro, mais conhecido como Nenety, é diretor da Nenety Eventos, empresa que atua no mercado do entretenimento desde 2001 e é considerada uma das principais produtoras de eventos de Minas Gerais. Ele é o empresário responsável por trazer grandes shows e festivais para o estado, como, Festeja Belo Horizonte, Festival Brasil Sertanejo, Samba Prime, Baile da Santinha, Réveillon Iate e shows de ícones da música, como Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Wesley Safadão, Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Leonardo, Eduardo Costa, Gusttavo Lima, Gustavo Mioto e muitos outros.
Almirante de Esquadra Bento de Albuquerque
Ministro de Estado de Minas e Energia
O Ministro de Estado de Minas e
Energia, Almirante de Esquadra Bento
Albuquerque, é carioca, 61 anos. Foi
Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e
Tecnológico da Marinha, ocasião em que
esteve à frente do Programa de
Desenvolvimento de Submarinos
(PROSUB) e do Programa Nuclear da
Marinha (PNM), os principais Programas
Estratégicos da Marinha.
Iniciou a carreira militar em 1973.
Como Oficial Submarinista: comandou os
Submarinos “Tamoio” e “Tonelero”; a Base
de Submarinos “Almirante Castro e Silva”;
e, também, a Força de Submarinos.
Exerceu, ainda, os Cargos de Chefe de
Gabinete do Estado-Maior da Armada,
Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra.
O Ministro Bento Albuquerque realizou os Cursos de Pós-Graduação em Ciências
Políticas pela Universidade de Brasília; MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio
Vargas; e MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio
de Janeiro, além de vários Cursos Militares da Escola de Guerra Naval e do Curso de
Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, tornando-se Doutor
em Ciências Navais.
No Congresso Nacional, atuou como Assessor Parlamentar do Gabinete do então
Ministro da Marinha e como Assessor-Chefe Parlamentar do Comandante da Marinha.
A experiência internacional do Ministro Bento Albuquerque inclui o Cargo de DiretorGeral da Junta Interamericana de Defesa (JID), Entidade vinculada à Organização dos
Estados Americanos (OEA), em Washington DC, EUA; e o posto de Observador Militar da
Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Guerra da Bósnia – primeiro, na Cidade
de Sarajevo e, posteriormente, em Dubrovnik, na Croácia.
Exerceu os Cargos de Presidente do Conselho de Administração da Amazônia Azul
Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.
(NUCLEP). Atualmente, ocupa a Presidência do Conselho de Administração da Empresa
de Pesquisa Energética (EPE) e é Membro do Conselho de Administração da ITAIPU
BINACIONAL.
No transcorrer do ano de 2019, o Ministro Bento Albuquerque foi laureado com o
Prêmio “Personalidade do Ano”, pela Federação Nacional das Distribuidoras de
Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis - BRASILCOM; e com o Prêmio “100 Mais
Influentes da Energia 2019”, na Categoria “Personalidades Públicas”, pela Revista Full
Energy, do Grupo Mídia.
Charliston Marques Moreira
Engenheiro, Especialista em Mobilidade, Diretor de Planejamento na RMBH e Diretor Presidente da METROMINAS
Diretor de Planejamento na Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, Diretor Presidente da Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A – METROMINAS e Coordenador do Escritório de Mobilidade da RMBH. Desenvolve projetos e pesquisas sobre mobilidade e logística urbana para a RMBH e Estado de Minas Gerais. Possui dez anos de experiência no planejamento da mobilidade urbana no Governo do Estado de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte e oito anos de experiência no desenvolvimento de projetos de logística em empresas nacionais e multinacionais. Mestre em Engenharia de Transportes, especialista em Gestão de Negócios, especialista em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes e graduado em Engenharia Industrial Mecânica.
Victor Hugo Moreira
Founder e CEO da Trackage
MBA em Administração e Gestão do Conhecimento com mais de 20 anos de experiência com hardware e mais de 15 anos de experiência com sistemas de rastreabilidade, tendo atuado em projetos logísticos internacionais de grande porte para a Vale e também para a Fiat, através da IBM.
Morou uma temporada no Vale do Silício, onde teve oportunidade aprofundar nos temas de tecnologias e inovação.
Foi um dos primeiros criadores de apps para iPhone e iPad no Brasil. Desenvolveu um app que foi o mais baixado da Apple Store durante um período do ano de 2012.
Hoje se dedica a construir uma empresa capaz de gerar grandes resultados para grandes empresas ao mesmo tempo em que proporciona o ambiente ideal para os colaboradores realizarem seus sonhos e objetivos.
Zuleica Reis Avila
Presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Estado de MG e Diretora Administrativa do Colégio Santa Dorotéia BH
Presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Estado de MG
Diretora Administrativa do Colégio Santa Dorotéia BH
Graduada em ciências econômicas. Especialista em gestão escolar e de pessoas. Palestrante na área de administração educacional.
Rafael Puglisi
Especialista em Odontologia estética , Diretor Do Instituto Guy Puglisi e Diretor da Sociedade Brasileira de Odontologia Digital
Especialista em Odontologia estética , Diretor Do Instituto Guy Puglisi diretor da Sociedade Brasileira de Odontologia Digital , comecei minha carreira muito cedo na estética logo aos 21 anos hoje 11 anos depois formei uma carteira de pacientes de vários países do mundo e celebridades , sou palestrante internacional coordenador de pós graduação Na uniavan ministro muitos cursos também presenciais voltados para área de aperfeiçoamento e atualização profissional sempre focando na execução e excelência .
Cláudio de Moura Castro
Economista e Professor
Cláudio de Moura Castro é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mestrado pela Universidade de Yale. Iniciou o programa de doutoramento na Universidade da Califórnia em Berkeley, terminando na Universidade de Vanderbilt (em Economia). Ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon.
Trabalhou no Instituto de Pesquisa do Ministério do Planejamento (INPES/IPEA), passando em seguida a diretor geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi também Secretario Executivo do CNRH/IPEA. No exterior, foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), Economista Sênior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais. Atualmente, é consultor da Eduqualis.
Como pesquisador, seu trabalho se concentra em Educação, Formação Profissional e políticas sociais e de ciência e tecnologia. Autor de 50 livros e mais de 300 artigos científicos. É articulista da revista Veja.
Henry e Klauss
Campeões internacionais de ilusionismo dirigentes da Ilusion
Henry e Klauss são dois campeões internacionais de ilusionismo que dirigem a Ilusion, a maior empresa do setor no Brasil.
Considerados referência no Novo Ilusionismo, eles desenvolvem apresentações em que o impossível é desafiado de forma inteligente e tecnológica.
O trabalho dos dois jovens já impactou mais de 2.500.000 pessoas no mundo e se destaca por ser sempre criativo e inovador.
Eles são recordistas mundiais na arte do ilusionismo! Prepare-se para vivenciar uma nova realidade em que o impossível é apenas uma ilusão!
Renato Franklin
Diretor-Presidente da Movida
Renato Franklin é graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com MBA em Finanças pelo IBMEC, Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FDC e INSEAD/França, e Liderança Executiva pelo IMD (Institute of Management Development) / Suíça. No período de 2010 a 2013, trabalhou como Gerente Geral na VALE S.A., empresa do setor de mineração, nas áreas de Finanças, Suprimentos e Planejamento Estratégico, e no período de 2013 a 2014 trabalhou como líder da área de Suprimentos da Suzano Papel e Celulose, empresa do setor de papel e celulose. O Sr. Renato Horta Franklin foi admitido na Companhia como Diretor Executivo em maio de 2014 e em 2015 foi eleito o Diretor Presidente.
Alexandre Vidigal de Oliveira
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia
Alexandre Vidigal de Oliveira, nascido em Brasília/DF, é Secretário de Geologia,
Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), membro
e Presidente do Conselho Fiscal da Pré-Sal Petróleo-PPSA, Presidente do Conselho de
Administração da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM e CoordenadorGeral do Grupo de Trabalho-15 (Mineração), do Mercosul. Exerceu o cargo de Juiz
Federal por quase 28 anos, até janeiro de 2019, tendo atuado em Brasília, Mato Grosso,
Paraná e Rio Grande do Sul.
Tem vasta experiência profissional no setor público federal, notadamente na análise
e decisão de questões de alta complexidade na relação público-privada, como licitações,
contratos, regulação, fiscalização e políticas públicas, inclusive no setor de energia, de
petróleo e de mineração, em temas constitucionais, administrativos, tributários,
orçamentário-financeiros, criminais, mediação e conciliação.
Na área de governança foi dirigente em gestão pública e dedicou-se aos estudos em
integridade corporativa, seu monitoramento, controle e repercussões, proferindo palestras
em cursos oficiais sobre compliance para gestores públicos.
É doutor em Direito pela Universidad Carlos III de Madrid, com título convalidado
pela Universidade de Brasília-UnB, e realizou cursos de especialização e qualificação
acadêmico-profissional.
Tem dezenas de artigos jurídicos em revistas e sites especializados, destacando-se
seus últimos textos publicados sobre responsabilização cível e administrativa por ilícitos
praticados contra a Administração Pública.
Integrou Comissões de estudos e/ou trabalho de inovação, aperfeiçoamento e
otimização de estruturas e funcionamento do setor público, para melhoria da eficiência
de seus serviços.
Compôs bancas elaboradores de provas de concursos públicos, e ministrou aulas em
cursos de formação e aperfeiçoamento para a magistratura, Ministério Público e OAB.
Cláudia Felga
Diretora da escola Vila da Criança
Cláudia Ast Felga é graduada em Psicologia pela PUC Minas, com especialização em Psicopedagogia. Já atuou como psicóloga escolar, psicóloga clínica e desde 1997 é diretora da escola Vila da Criança. É idealizadora do Ateliê da Vila, espaço colaborativo de artes e design, que oferece uma programação variada de cursos, eventos e workshops, além de uma linha autoral de produtos manuais. É fundadora da Nutrivila, que tem como foco a educação nutricional para crianças e a promoção da alimentação saudável e afetiva.
Wallace Soares
Sócio da Emive Segurança Eletrônica
Wallace Soares tem 38 anos, nasceu em 09 de junho, empresário no ramo de segurança eletrônica, ocupa o cargo de Administração e também participa em outras atividades e segmentos.
Formado em Administração de Empresas pela ICÉS -Instituto Champagnat de Estudos Superiores. Tem mais de 10 mil horas de cursos especializado e voltados para atividades do desenvolvimento pessoal e profissional. Ao longo desses anos, Wallace vem conquistando várias certificações, diplomas, prêmios, inclusive prêmios por responsabilidade social!
Empresário e investidor em diversas áreas, com um foco especial na área de serviços, onde é sócio da empresa Emive Segurança Eletrônica - maior companhia de segurança eletrônica no Brasil que impacta com as suas atividades e suas proteções em 18 estados do Brasil com a verificação de mais de 51 milhões de pessoas que utilizam e são monitoradas pelos sistemas de segurança eletrônica que ela fornece.
A Emive surgiu a mais de duas décadas e é hoje líder no segmento de monitoramento, controle de acesso, monitoramento de imagem, projetos de cidades inteiras, projetos especiais como, por exemplo agora neste momento da pandemia do monitoramento de acesso de pequenos e grandes fluxos de pessoas detectando o uso de máscara e temperatura automaticamente dentre outros!!
Gabriel Sens
CEO da Live Roupas Esportivas
Gabriel Goulart Sens é casado, residente em Jaraguá do Sul/SC, graduado em Direito e Administração, com especialização de MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV.
Iniciou sua trajetória profissional com passagens pela Asset Management, Banco Santander e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S/A, com foco em análise de informações de mercado financeiro, desempenho de fundos, análise de tendências e elaboração de relatórios gerenciais.
Em 2003 fundou e tornou-se CEO da Live Roupas Esportivas, onde exerce a liderança e gestão da empresa com ênfase nas áreas Comercial e Financeira e participação direta e ativa nas tomadas de decisão junto às diretorias de Criação/Marketing e Industrial. Responde também pelo planejamento estratégico e orçamentário da empresa.
Léo Stallone
Produtor de Eventos da LS Produções
Leonardo Simão (Léo Stallone) é casado, residente em Belo Horizonte, com formação em Administração de Empresas e expertise nas áreas de gestão de pessoas, marketing e comercial.
Iniciou sua trajetória profissional há 26 anos, sempre com foco no mercado de entretenimento, sendo responsável pelos mais reconhecidos e exitosos projetos do setor: : Na Praia BH / Vila do Carnaval / Festa Junina Chevals / Festa Italiana / Festival Churrasqueadas / Secreto de Natal com Skank / Bar D’ótel
Em 2019 criou a Decore Cenografia, empresa de decorações e cenografias para eventos: grandes palcos, cenários, ativação de marcas e espaços instangramáveis. Destaque para os últimos trabalhos nos eventos: Planeta Brasil /Último Samba do Ano / Festeja / Eventos diversos na Land Spirit /Samba Prime / Vila do Carnaval / Festa Junina Chevals .
Marco Aurélio Barcelos
Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais
Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais. Anteriormente, ocupou os cargos de Secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República e de Diretor Jurídico na São Paulo Negócios. É Doutor em Direito do Estado pela USP, Mestre em Direito (LL.M) pela Universidade de Londres e Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Também foi consultor para PPPs da Fundação Getúlio Vargas e diretor da Unidade de PPP do Governo do Estado de Minas Gerais.
Paulo Solmucci
Presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
O mineiro Paulo Solmucci é engenheiro mecânico com MBA em Administração pela UFRJ. É presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Também é diretor da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), que além da Abrasel reúne as entidades Abras, Abad, Abrasce, Afrac, Alshop, Anamaco, CACB e CNDL. É membro de Conselhos importantes, como o Conselho Nacional de Turismo e o Conselho Deliberativo da Embratur.
Ricardo Toledo
Diretor de Fomento à Industria de Alta Tecnologia da Codemge
Participou de Programa de Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (França)
MBA Internacional em Gestão Empresarial pela FGV/Ohio University
Pós-graduado em Finanças Empresariais e Administrador de Empresas, pela FGV
Participação em Conselhos Administrativos
Atuação com estratégia, desenvolvimento de negócios e governança corporativa
Passou por empresas como Usiminas e Banco Bonsucesso
Dr. Bruno Ferrari
Médico oncologista, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas
Dr. Bruno Ferrari - Médico oncologista, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduação em Oncologia Clínica pela Universidade do Texas - MD Anderson Cancer Center. Conta ainda com especialização em liderança pela Stanford University Graduate School of Business (EUA).
Marcos Brandão
CEO da BH Airport
Marcos Brandão é formado em Engenharia Mecânica, com MBA Executivo Internacional – FIA – USP e residência em Vanderbilt Business School - USA, MBA Executivo em Gestão de Operações com ênfase em Serviços - USP, especialização em Finanças com ênfase em Fusões e Aquisições – Universidad Iberoamericana – México, Champion em Six Sigma formado pela Six Sigma Academy nos Estados Unidos.
Sua carreira executiva foi desenvolvida no Brasil, México, Inglaterra e Estados Unidos, caracterizada por diversidade de cultura, gestão estratégica de negócios, gestão e desenvolvimento de pessoas, alinhamento organizacional e forte experiência em gestão de operações.
Samuel Lloyd
Diretor do Estádio de Futebol Mineirão e Diretor da Urbia Gestora de Parques Urbanos de São Paulo
"Graduado em Comunicação Social pela PUC-MG e Especialista em Marketing de Serviços na FGV-SP. Em sua trajetória, foi Chefe de Marketing Global e America Latina para a Grã-Bretanha no VisitBritain, gerente de Marketing e Intercâmbios de trabalho no Student Travel Bureau e coordenou a área de Educação para o Lazer do Senac São Paulo.
Além de ser Diretor do Estádio de Futebol mais Sustentável do Mundo e Arena Multiuso mais movimentada do Brasil, o Mineirão, também é Diretor da Urbia Gestora de Parques Urbanos de São Paulo, inclusive o Parque Ibirapuera."
Fernanda Sobreira
Assessora de Relações Institucionais da Educação Básica da Somos Educação
"Pedagoga, psicopedagoga, com formação em Relações Humanas e Metodologias Facilitadora
Trajetória na educação: professora de Gestão de Pessoas em Situação Escolar na Pós Graduação. Já exerci cargo de supervisão escolar, diretora de instituição de ensino, Secretária Municipal de Ensino, Diretora de Relações Institucionais da Rede Pitágoras e hoje :assessora de Relações Institucionais da Educação Básica da Somos Educação .
Representante do Grupo de diretores de Escolas de Educação Infantil Pro Educação
Membro do Conselho Superior da Associação Mineira de Ação Educacional e do Conselho de Educação da AC Minas Consultora de Relações Palestrante e Consultora de Relações Interpessoais"
Léo Dias
CEO do NovoAgro Ventures
Léo Dias engenheiro eletricista formado pela UFMG, fundador e ex sócio da DM Promoções que foi uma das maiores empresas de eventos do Estado de Minas Gerias , foi sub secretário de ciência tecnologia e inovação do Governo de Minas Gerais (2015/18) e responsável por programas de fomento ao empreendedorismo e inovação como Seed, Simi, Finit e Hub Minas Digital. Atualmente é CEO do NovoAgro Ventures fundo de investimento em startups com soluções para o setor do agronegócio.
Luiz Antônio Athayde Vasconcelos
Sócio da Héstia Consultoria – Governança e Estratégia Econômica
Luiz Antônio Athayde Vasconcelos é, desde 2015 o principal sócio da Héstia Consultoria – Governança e Estratégia Econômica, depois de mais de 36 anos de serviços dedicados ao setor público em diversos cargos nas esferas estadual e federal.
Iniciou a sua carreira pública nos anos 70, no BDMG, como técnico de infraestrutura, onde ocupou várias posições de média e alta gerência, por mais de 15 anos. Em seguida, foi convocado para trabalhar na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) tendo ocupado a vice-presidência do Banco Credireal, a presidência da Presidente da MGI S/A, foi Secretário-Adjunto da Fazenda e o Coordenador-executivo das privatizações dos bancos BEMGE e Credireal.
No 2º governo FHC, foi diretor de Investimentos da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável pela criação da Investe Brasil e o 1º coordenador-geral da Unidade PPP do governo Federal, durante o triênio 2000/2002.
De volta à Minas, ocupou as posições de Subsecretário de Assuntos Internacionais, Subsecretario de Investimentos Estratégicos e Coordenador Geral da Unidade PPP/MG por mais de 10 anos, quando se aposentou do serviço público, pelo BDMG.
É economista, formado pela Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, em 1978 com especialização em administração financeira pela Fundação João Pinheiro (FJP).
Fátima Turano
Reitora da UNIFIPMoc
"Maria de Fátima Turano
Formada em Pedagogia pela UFMG; Possui Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Empresas pela Universidade Estadual de Montes Claros
e mestrado em Educação pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro –UTAD em Portugal, revalidado pela UFMG.
Em 1980 fundou o Colégio Padrão na cidade de Montes Claros e, em 2000 as Faculdades Integradas Pitágoras
hoje o UNIFIPMOC, Centro Universitário de Montes Claros onde é reitora.
Possui dois livros publicados:
O currículo Integrado no Ensino Superior como proposta Político- Pedagógica;
Metodologias Ativas no Processo de Ensinagem no curso de Direito; com um capítulo;
No Prelo: Projeto de Pesquisa Interdisciplinar nos cursos da Unifipmoc."
Beatriz Vilela Pacheco
Empreendedora em agronegócio responsável pela gestão e produção de Leite e Café na Fazenda Barreiro e Fazenda Santa Maria
Beatriz Vilela Pacheco, formada em Jornalismo, trabalhou na confecção dos jornais institucionais da Cooperativa de Varginha - Minasul e da Cooperativa de Boa Esperança - Capebe até que deixou a profissão para atuar na gestão da produção de Leite e Café na Fazenda Barreiro e Fazenda Santa Maria juntamente com seu irmão, por ocasião do falecimento de seu pai.
Daniele Alkmin Carvalho
CO-Founder e CEO da Agrorigem – The Coffee ID. Marketplace que conecta café gourmet com cafeterias no Brasil e no mundo
Daniele Alkmin Carvalho, Administradora de Empresas – formada pela Facamp – Campinas, Pós-graduada pela FGV-SP – MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Casada, duas filhas, mora em Santa Rita do Sapucaí – MG – BRASIL. Trabalhou na UPS no aeroporto de Viracopos em Campinas assim que se formou e na sequencia trabalhou na Mohallem Engenharia, empresa no ramo da Construção Civil por 10 anos.
Começou seus trabalhos com Café em 2015 com seu Pai Carlos Henrique Moreira Carvalho diretamente na fazenda, na produção de cafes especiais.
Em 2016 iniciou os trabalhos de exportação - direto do produtor – microlotes para o Canadá, em 2017 exportação para USA, em 2018 para Australia.
Eliane Ramos
Presidente da Associaçao Brasileira de Recursos Humanos
Eliane Maria Ramos de Vasconcellos Paes - Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Minas Gerais e conselheira consultiva na ABRH Brasil. Diretora regional da PI Brasil, empresa multinacional, representante exclusiva no Brasil da plataforma Predicitve Index, desde 1992 e existente em mais de 140 países. Integrante do Conselho das Mulheres do Brasil. Presidente e fundadora do Conselho Estratégico de Recursos Humanos na Associação Comercial de Minas Gerais. Conselheira na Fiemg no Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas. Conselheira em empresas brasileiras, professora, consultora especializada com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, integrando diagnósticos e soluções relacionadas à gestão de pessoas e de processos. Graduada em Psicologia, mestre em Administração Estratégica de Negócios e formação de Conselheiros de Administração pela Fundação Dom Cabral.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte
O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália). Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 1977, após ser ordenado sacerdote, incardinou-se na Arquidiocese de Juiz de Fora. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica (1986-1995) e da Paróquia do Bom Pastor (1996-1998); coordenador da Região Pastoral Nossa Senhora de Lourdes (1988-1989); coordenador Arquidiocesano da Pastoral Vocacional (1978-1984) e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1989-1997). No campo acadêmico, lecionou nas disciplinas Ciências Bíblicas, Teologia e Lógica II; coordenou os cursos de Filosofia e Teologia. Em Belo Horizonte, foi professor da PUC-Minas (1986-1990). Também lecionou no mestrado em Teologia da PUC-Rio (1992, 1994 e 1995).
Evaldo Vilela
Presidente da CNPq
Evaldo Ferreira Vilela, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1971), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK. Professor Titular e atualmente Professor Voluntário/Colaborador da UFV. Foi Reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000-2004), foi Chefe do Departamento de Biologia Animal, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e criador e Coordenador do Programação de Pós-Graduação em Entomologia e Biologia Animal. Membro fundador do Centro de Biotecnologia Aplicada à Agricultura - BIOAGRO, onde desenvolveu projetos de pesquisa financiados e publicou mais de cem artigos científicos referenciados e desenvolveu intercâmbio com instituições internacionais, como estágios nas Universidades de Tsukuba, California-Davis e Nurenberg-Erlangen Foi membro do Conselho Curador, da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e também Presidente (2015-2020) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, - FAPEMIG, Membro de Comitês Assessores do CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP; foi membro da CTNBio, do Comitê do PRONEX, da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT; do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa Cenargen. Foi Diretor da Fundação de Apoio a UFV - FUNARBE, Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e Coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária (encomenda CTAgro/MCT/CNPq). Foi Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (2007-2014) e Gerente do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais. Atua como professor e pesquisador nas áreas de Agricultura, Entomologia, Ecologia Química e Comportamento de Insetos, Controle Biológico. Tem se dedicado a Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação - SIMI e atuou no Comitê Gestor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Foi membro do Fundo de Capital Semente CRIATEC/Antera/BNDES. É membro do Conselho do Parque Tecnológico de Belo Horizonte - BHTEC, Conselho do SEBRAE-MG. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisador 1A do CNPq (de 1996 a 2014). Foi Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP (2019-2020). Atualmente é Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Carlos Eduardo Amaral
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais
Médico formado na UFJF em 1992, neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista, médico da Fundação Hospitalar do Estado de MG (Fhemig) desde 1994, professor da UFJF desde 1999 - onde foi professor da anatomia por 16 anos, atualmente no departamento de cirurgia. Tem MBA em gestão de negócios e MBA em gestão hospitalar e segurança do paciente, com atuação em gestão da qualidade hospitalar, gestão de terapia intensiva e gestão clínica. Foi nomeado Secretário de Estado de Saúde em 14 de fevereiro de 2019.
Sérgio Gusmão
Presidente do BDMG
Sergio Gusmão Suchodolski – Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A - BDMG, bacharel em Direito pela USP, com mestrado em Direito pela Harvard Law School e em Comércio Internacional, Economia e Ciências Políticas pela Sciences Po - Institut d’Études Politiques de Paris. Foi diretor-geral de Estratégia e Parcerias do New Development Bank, o banco do BRICS. Também atuou como chefe de Gabinete da Presidência do BNDES.
Rodrigo Ferraz
Proprietário da Cervejaria Albanos e Diretor Geral do Projeto Fartura - Comidas do Brasil
Rodrigo Ferraz é um empreendedor gastronômico graduado em direito e administração de empresas, com especialização em administração financeira. E responsável pelo Projeto Fartura - Comidas do Brasil, que realiza festivais em todas as regiões do país e em Portugal. Também é proprietário da Cervejaria Albanos do Brasil, plataforma de cerveja que reúne fábricas, bares e geração de conteúdo cervejeiro.
Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias
Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias nasceu em Campo Grande (MS). É formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais). trabalhou em fazendas da família, até ser convidada para cargos de direção de empresas multinacionais, em São Paulo, onde conheceu melhor a raça Brangus, que acabou levando para desenvolver na região Centro-Oeste.
De volta ao estado, no fim da década de 1990, foi convidada para ocupar a segunda secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
Em 2006, assumiu o cargo de superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, no final desse mesmo ano, foi convidada para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur), ficando no cargo por sete anos.
Foi eleita como Deputada Federal em 2014 e reeleita em 2018.
Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, maior grupo suprapartidário em defesa do agronegócio do Congresso Nacional.
Edilene Lopes
Jornalista, repórter e colunista de política na Rádio Itatiaia
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política na Rádio Itatiaia, podcaster no Abrindo o Jogo, mestranda em Ciência Política pela UFMG e foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil em 2016.
Rodrigo Farnetano
Coordenador da Clínica de Infectologia da Rede Mater Dei de Saúde
Medico graduado pela UFMG em 2001
Residencia médica em Infectologia pelo HC da UFMG
Coordenador da Clínica de Infectologia da Rede Mater Dei de Saúde.
Igor Eto
Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais
Igor Mascarenhas Eto é graduado em Administração de Empresas pelo IBMEC MG. Iniciou sua trajetória profissional como estagiário e analista na áreas comercial e financeira, passando a empreender como sócio proprietário em empresas de consultoria, treinamento e gestão estratégica. Atuou como palestrante oficial do Partido Novo, onde também foi secretário de Finanças. Realiza palestras sobre temas ligados ao liberalismo e empreendedorismo para jovens lideranças. Participou ativamente da campanha eleitoral vitoriosa do Governador Romeu Zema. Exerceu até recentemente o cargo de Secretário Geral e agora é o Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais e um dos mais próximos colaboradores do Governador.
Brunna Assumpção
Superintendente das Unidades de Manutenção Executiva, Fretamento e Gerenciamento de Aeronave da Líder Aviação
Bruna é formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FUMEC, possui MBA em Gestão de Shopping Center pela Fundação Getúlio Vargas – SP, Especialização em Gestão de Negócios e MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral, além de graduação no curso Parceria de Desenvolvimento de Acionistas também pela Fundação Dom Cabral – BH e é associada ao Instituto de Formação de Líderes - IFL.
Sua trajetória profissional iniciou-se em 2004 como estagiária do Departamento Financeiro no Shopping Pátio Savassi - Grupo Multiplan, onde permaneceu até 2009, ocupando os cargos de Assistente Financeira e de Coordenadora de Marketing e Analista de Mix. Na Líder, iniciou em 2010 como Analista de Fretamento, atuando posteriormente como Assistente de Diretoria, Gerente Geral Comercial da Unidade de Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves, Controller e membro do Conselho de Administração. Em 2017, Bruna Assumpção Strambi assumiu o cargo de Superintendente das Unidades de Manutenção Executiva, Fretamento e Gerenciamento de Aeronave.
Modesto Araujo
Presidente da Drogaria Araujo
Modesto Araujo Neto, mineiro de Belo Horizonte é administrador, pós-graduado
em marketing e finanças. É Presidente da Drogaria Araujo e Vice-Presidente da
Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Após um período no mercado financeiro começou, em 1984, a trabalhar na Drogaria Araujo, fundada por seu avô, em 1906. Quatro anos depois, tornou-se diretor comercial, quando a empresa tinha apenas 9 lojas e deu início a uma revolução que transformou o setor farma no Brasil, ao criar o modelo drugstore, que permite às farmácias venderem produtos de conveniência.
Na presidência da Araujo desde 2004, deu início ao período de maior
crescimento da empresa e lidera o processo de expansão para o interior de Minas, com a previsão de abertura de 40 lojas em 2020. Hoje, a Araujo tem o maior Ebitda do varejo farmacêutico e suas mais de 250 lojas faturam mais que o dobro da média do setor, empregando mais de 7 mil colaboradores, e tem um faturamento anual de R$ 2 bilhões.
Eugênio Mattar
Conselheiro e Diretor Presidente Executivo da Companhia Localiza
Eugênio Pacelli Mattar. O Sr. Eugênio Mattar é um dos sócios fundadores da Companhia. Ocupa os cargos de Conselheiro da Companhia e de Diretor Presidente Executivo da Companhia (CEO) e de suas subsidiárias. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1975, onde também fez pós-graduação em Engenharia Econômica, em 1976 e participou do programa de Gestão Avançada da INSEAD.
Guilherme de Souza Pinto
Diretor de Planejamento Estratégico, Excelência Operacional e Inovação na Andrade Gutierrez S.A.
Diretor de Planejamento Estratégico, Excelência Operacional e Inovação na Andrade Gutierrez S.A., eleita a empresa mais inovadora de Engenharia e Construção pela PwC e Valor Econômico, TOP 10 Open Corps no ranking 100 Open Startups e referência nacional na atuação de Lean Construction em todas as suas obras.
André Medina
Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez e responsável pelo programa de Inovação Aberta Vetor AG
Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez e responsável pelo programa de Inovação Aberta Vetor AG. É especialista em modelos de negócio tendo avaliado, orientado e mentorado mais de 500 startups de programas como InovAtiva Brasil, 100 Open Startups e Seed. Possui vasta experiência em programas de inovação aberta e aceleração de startups com passagem por programas da Nexa, FIEMG, Neo Ventures, Techmall e Lemonade.
Greyce Elias
Deputada Federal por Minas Gerais
Integra as Comissões de Minas e Energia, Violência Doméstica, Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, bem como atuou na Comissão Externa do Desastre de Brumadinho, que produziu um pacote de projetos e medidas aperfeiçoando a legislação para o setor. É Vice-Presidente da Frente Parlamentar da Frente Parlamentar Mista da Mineração, que conta hoje com 236 Parlamentares e conseguiu importantes conquistas para o setor, tais como: 1. manter os escritórios regionais da ANM em Patos de Minas, Poços de Caldas e Governador Valadares, 2. a anulação da Portaria 294 pela 360 que devolve os poderes para a Superintendência Estadual e não centralizando em Brasília 3. a criação de um Grupo de Trabalho com a participação do Ministério, Casa Civil e Deputados para propor atualizações ao código mineral e discussão de alterações ao Decreto 9406/18 e a Portaria 155. Destacou-se liderando a articulação do projeto que deu origem à Lei 13975/2020, para incluir a exploração de rochas ornamentais e de revestimento e de carbonatos de cálcio e de magnésio no regime simplificado de licenciamento, autorização e concessão. Na Câmara dos Deputados, exerceu a vice-liderança do Avante e foi Relatora de importantes projetos, como o que manteve a Eletrobras no programa de privatização do governo (PND) e o que dobra as penas de corrupção para crimes cometidos durante estado de Calamidade Pública e pandemias. Líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Dentre outras Frentes Parlamentares que integra, destaca-se Frente Parlamentar da Agropecuária, Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, Frente Parlamentar de Energias Renováveis – FPE e Frente Parlamentar pela Inovação na Bioeconomia.
Antônio Batista da Silva Junior
Presidente Executivo da Fundação Dom Cabral
Antônio Batista da Silva Júnior tem graduação e doutorado em administração de empresas.
É professor, autor de diversos artigos e do livro “a empresa em rede: desenvolvendo competências organizacionais. Ocupou diversos cargos na área de desenvolvimento organizacional e atualmente é o Presidente Executivo da Fundação Dom Cabral.
Breno Kamei
Diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina
Breno Kamei é diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva e dos Brands Ram, Dodge e Chrysler na FCA para a América Latina. Formado em Administração e Marketing e MBA em Administração de Negócios pela Universidade de Beijing, na China, em programa conjunto com a Fordham University, dos Estados Unidos. Ingressou na FCA em 2003, onde começou na área de Marketing. Ele se transferiu para a Iveco – produtora de caminhões, ônibus e veículos de defesa, agora consolidada na CNH Industrial – e retornou à Fiat/FCA em 2012, na área de portfólio de produto. Em 2015, passou a exercer a função de gerente de portfólio global de produtos para a América Latina, sendo baseado em Detroit, nos Estados Unidos. Em 2017 retorna ao Brasil onde assumiu o cargo de diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva para a América Latina e em 2019 acumula ao cargo a diretoria dos Brands de Ram, Dodge, Chrysler para Latam.
João Dória
Governador do Estado de São Paulo
João Doria é graduado em jornalismo e publicidade. Foi professor na Faap, diretor da Rede Bandeirantes de Televisão, apresentador de programas de business na Band e Rede TV, presidente da Embratur, fundador do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais e do São Paulo Convention & Visitors Bureau, secretário municipal de Turismo de SP, prefeito de São Paulo e foi eleito Governador do Estado de SP em 2018 com 10,9 milhões de votos.
Foi eleito diversas vezes como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e do Mundo, pela Revista Isto É. Em 2014 foi apontado como um dos 100 lideres de melhor reputação no Brasil em pesquisa da empresa europeia Merco e publicada na Revista Exame.com.
Romeu Zema
Governador de Minas Gerais
Romeu Zema é de Araxá, formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Iniciou sua trajetória profissional bem cedo, aos 11 anos, seguindo os passos de seu pai. Foi cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente. Em sua primeira imersão na vida pública, foi eleito governador do Estado de Minas em 2018, pelo Partido Novo, em uma eleição acirrada, quando enfrentou candidatos tradicionais da política mineira.
Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema e foi responsável pelo salto que levou a rede varejista de apenas quatro unidades em Minas Gerias para 430 lojas em outros Estados do País.
Apaixonado por gestão e desenvolvimento de pessoas, incentivou práticas que refletem na presença do Grupo Zema no ranking das “Melhores Empresas para se Trabalhar” há 15 anos, de acordo com pesquisas do Instituto Great Place to Work.
Gustavo Greco
Sócio e diretor de criação da Greco Design
Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais.
Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos anos podem ser citados Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño.
Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e coordena o curso de pós-graduação Design Exponencial do Uni-BH que leva sua assinatura. Ele se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, como Presidente nacional da Abedesign. É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2017. Gustavo é o curador da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico – 2019 (ADG BRASIL).
Ivo Faria
Helenice Laguardia
Repórter O Tempo BH
Formada em jornalismo pela PUC-MG está há 27 anos no mercado. Passagem por 4 anos na assessoria de imprensa da Faemg, Na Rádio Inconfidência foram 12 anos sendo 9 deles dedicados à coordenação de jornalismo e os últimos 13 anos na Sempre Editora como colunista de economia do jornal O Tempo, âncora da rádio Super e apresentação da Live do Tempo nas plataformas digitais de O Tempo.
Daniel Peres
Leandro Pimenta Peres